0


Athos fabricante de painéis e racks 

 Qualificação ASME IX  (Doc.00739)

Os nossos processos de Fabricação e soldagem necessitam de muita habilidade e conhecimento por parte dos nossos soldadores. Dessa forma, as normas de soldagem ASME representam uma forma de garantir qualificação que estabelecem critérios básicos , os quais devem ser observados na preparação dos requisitos de fabricação dos nossos painéis.

Assim, tanto o Procedimento de Soldagem (EPS) quanto o Registro de Qualificação do Procedimento (RQP) objetivam determinar que a soldagem usadas são capazes de atender as propriedades requeridas na fabricação dos produtos da Athos Instrumentação.

 Fabrica com estrutura própria.

Por questões de dimensão, os painéis e  projetos complexos tornam-se cada vez mais exigentes e juntamente com eles, os cronogramas e orçamentos ficam mais apertados e a segurança torna-se mais crucial. Para estes tipos de projetos, é necessário experiência e juntamente com seu cliente, chega-se a um consenso para incluir um de nossos especialistas no assunto.


Por que Athos possui  uma estrutura própria?

Crescimento nas regras de fabricação  e controle de estoque de material.

Capacidade de preço e liberdade de possuir domínio próprio na fabricação de painéis e projetos.

Maior rapidez e qualidade e  não “sofre” nenhuma consequência no atraso e aborrecimento na má  qualidade de terceiros.


                  Fabricação de Racks....


                Setor de expedição...


Equipamentos no setor de Painéis de inox.

          Guilhotina Automatica...


Dobradeira Semiautomática...  



Normas de soldagem ASME IX: qualificação dos procedimentos de soldagem e soldadores na Athos Instrumentação

A soldagem é um processo que requer muita habilidade, conhecimento dos materiais e dos procedimentos por parte do soldador. Por isso é sempre importante que exista a necessidade da qualificação dos processos de soldagem e dos soldadores envolvidos, tendo nas normas de soldagem ASME IX uma das mais importantes.

Considerado como um código que estabelece todos os requisitos de qualificação de procedimentos de soldagem e brasagem, a norma de soldagem ASME IX é de extrema importância para o setor, pois estabelece critérios básicos para a os processos de soldagem.

Assim, para executar a soldagem com segurança e eficiência, inúmeros critérios são consolidados e previamente validados por uma série de testes/ensaios para cada situação de soldagem, que se fazem presentes na ASME IX.

Veja neste conteúdo algumas informações sobre essa norma para que o procedimento de soldagem seja o melhor possível.

Normas de soldagem ASME IX: Você sabe o que são?

ASME é uma sigla em inglês que significa: “The American Society of Mechanical Engineers” (Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos).

A ASME representa um conjunto de normas e na sua seção 9, conhecida como ASME IX, há a determinação de parâmetros para qualificação de soldadores e procedimentos de soldagem, principalmente em virtude do grande número de variáveis envolvidas nos processos de soldagem.

Todas essas variáveis precisam ser validadas por uma série de testes/ensaios destinados a cada situação de soldagem, recebendo assim a qualificação.

As normas de soldagem ASME IX determinam que cada soldador qualificado deve possuir uma espécie de código que funciona como uma ”carteira de identidade”. Dessa forma um soldador que tem o código relacionas às normas de soldagem ASME IX é um profissional testado e capacitado para atender aos requisitos de soldagem.

Documentos de validação dos processos de soldagem

Todas as validações relacionadas às Normas de soldagem ASME IX são inseridas em documentos conhecidos como:

  • Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS);
  • Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS);
  • Registro de Qualificação de Soldador (RQS).

Esses documentos englobam todos os critérios e limites relacionados à atividade de soldagem. Veja mais sobre esses documentos a seguir.

Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS)

Também chamado de Especificação de Soldagem ou Procedimento de Soldagem da Executante, o EPS é um procedimento de soldagem escrito e qualificado que é emitido pelo fabricante com o objetivo de fornecer informações relacionadas à técnica de soldagem a ser utilizada e que devem atender aos requisitos do código de qualificação.

Basicamente, este documento descreve como uma solda deve ser realizada na produção, por isso deve conter todas as variáveis essenciais e variáveis essenciais suplementares (quando requerido) para cada processo de soldagem utilizado, indicando também parâmetros aceitáveis para diversas variáveis do processo.

Na soldagem, variáveis do procedimento que podem fazer parte de uma EPS incluem:

  • Classe e espessura do(s) metal(is) base;
  • Processo(s) de soldagem;
  • Tipos de consumíveis e suas características;
  • Projeto da junta;
  • Posição de soldagem;
  • Temperatura de pré-aquecimento e entre passes;
  • Corrente, tensão e velocidade de soldagem;
  • Aporte térmico;
  • Características do tratamento térmico após a soldagem (quando este é usado).


Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS)

Este documento representa o registro dos dados utilizados para soldar um corpo de prova (chapa ou tubo de teste).

Neste documento devem ser anotados os valores reais das variáveis essenciais, além de, quando requerido, variáveis essenciais suplementares efetivamente utilizadas no processo de soldagem da chapa ou tubo de teste. Deve também conter os resultados dos testes executados para a qualificação do procedimento.

Dentre as diversas recomendações, o RQPS deve indicar o tipo de junta que foi soldada ou as dimensões da chapa de teste. Já a sequência de soldagem deve constar no RQPS no croqui da junta.

Registro de Qualificação de Soldador (RQS)

Por fim temos o RQS. Este documento atesta a habilidade do soldador em executar os variados tipos de soldas de acordo com EPS qualificadas e as normas de soldagem ASME IX.

Sobre o documento de RQS são anotadas as variáveis essenciais utilizadas pelo soldador na execução de uma chapa ou tubo de teste, bem como suas faixas de qualificação e os resultados dos testes executados.

Por que na Athos tem qualificação ASME IX?  (Doc.00739)

Como já dito, os processos de soldagem necessitam de muita habilidade e conhecimento por parte dos soldadores. Dessa forma, as normas de soldagem ASME representam uma forma de garantir qualificação que estabelecem critérios básicos para a soldagem, os quais devem ser observados na preparação dos requisitos de fabricação dos nossos painéis.

Assim, tanto o Procedimento de Soldagem (EPS) quanto o Registro de Qualificação do Procedimento (RQP) objetivam determinar que a soldagem usadas são capazes de atender as propriedades requeridas na fabricação dos produtos da Athos Instrumentação.

Engenheiro Oseias Muller Inthurn

ATENDIMENTO:

athos@athosinstrumentacao.com.br

TELEVENDA:

  • WhatsApp : 12-99204-9319
  • PABX: (12) 3157-6110

HORÁRIO:

SEG. A SEX. 8h - 12h | 13h30 - 17h